Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Alcalar

Monumentos de Alcalar / Conjunto Pré-histórico de Alcalar




Localização
Portugal, Faro, Portimão, Mexilhoeira Grande

Acesso
Sítio de Alcalar, a 5 Km da Mexilhoeira Grande, junto à estrada de Alcalar - Casais que liga a EN 125 à Senhora de Verde.

Protecção
MN, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 Junho 1910

Enquadramento
Rural, num cabeço com naturais condições de defesa, em pleno barrocal algarvio.

Descrição
Povoado e necrópole constituida por vários sepulcros de corredor, denominados tholos, com câmara e corredor, alguns apresentando falsa cúpula, com nichos laterais, apresentando grande variedade de soluções arquitectónicas e técnicas de construção.

Descrição Complementar
Não definido

Utilização Inicial
Residencial e funerária: povoado e necrópole

Utilização Actual
Turística e Cultural: estação arqueológica / Cultural: centro de acolhimento e interpretação

Propriedade
Pública: estatal

Afectação
IPPAR

Época Construção
Calcolítico

Arquitecto | Construtor | Autor
Arq. João Santa Rita ( centro de acolhimento e interpretação )

Cronologia
2000 a.c. - 1600 a.c (Calcolítico); 1975 - o estado realiza a aquisição parcial do tholos nº7; 1982 - o Estado adquire o prédio rústico denominado Courela das Minas; 1990, década de - escavação do monumento no subsolo calcáreo do Monte de Canelas dá a conhecer a sua utilização como ossuário e vários rituais como enterramentos em posição fetal; 1998 - No âmbito do Programa de Salvaguarda e Valorização do Conjunto Pré-histórico de Alcalar, por Despacho nº18 364/98 (2ª série), publicado em DR nº 245 de 23 de Outubro, o Estado procede à expropriação do prédio rústico inscrito na matriz da freguesia da Mexilhoeira Grande sob o artigo 160, secção J; 1999 - no âmbito do mesmo programa, por Despacho nº 9109/99 (2ª série), publicado em DR nº 106 de 07 de Maio, o Estado declara a utilidade pública urgente da expropriação parcelar do prédio rústico inscrito na matriz da freguesia da Mexilhoeira Grande sob o artigo 161, secção J e autoriza o IPPAR a tomar posse adminstrativa do referido prédio; 2000, Outubro - inauguração Centro de Acolhimento e Interpretação dos Monumentos, construído pelo IPPAR ao abrigo do Programa de Salvaguarda e Valorização do Conjunto Pré-histórico de Alcalar.

Tipologia
Necrópole constituída por tholos apresentando grande variedade de soluções arquitectónicas e de técnicas de construção da câmara puramente megalítica à de falsa cúpula com nichos laterais.

Características Particulares
Pela sua monumentalidade e estado de conservação, o tholos nº7 constitui exemplar de inegável interesse histórico-cultural e científico. A riqueza do espólio votivo.

Dados Técnicos
Não definido

Materiais
Não definido

Bibliografia


Documentação Gráfica
Não definido

Documentação Fotográfica
Não definido

Documentação Administrativa
IHRU: DGEMN / DSARH

Intervenção Realizada
1976 - colocação vedação protectora; 1982 - reparação da vedação; IPPAR: DRF: 1998 - restauro da mamoa, da galeria de acesso do thlos nº7, recomposição do cairn, drenagem e protecção adequadas; estudo geotécnico; 2000 - construção centro de acolhimento e interpretação.

Sem comentários:

Enviar um comentário