Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Villa Romana de Pisões




O sítio arqueológico da villa romana de Pisões situa-se na Herdade da Almagrassa, a cerca de 10 km a Sudoeste da cidade de Beja.
Acidentalmente descoberta em 1967 durante trabalhos agrícolas, deu-se de imediato início à sua investigação arqueológica, sendo classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), logo em 1970.
Ocupada no período romano entre os séculos I a.C. e IV d.C., principalmente devido à riqueza cinegética da região, viabilizadora de uma acentuada exploração agrícola, pecuária e mineira, cujos produtos se destinariam ao abastecimento de diversos mercados, a villa encontra-se parcialmente escavada, sobretudo a área residencial dos proprietários. Esta habitação com mais de quarenta divisões centradas num peristilo, era acessível por um longo corredor. Os compartimentos eram essencialmente caracterizados pela sua riqueza decorativa, com especial destaque para os da denominada pars urbana, cuja fachada porticada virada a sul abriria para um tanque de consideráveis dimensões, o natatio.
A proximidade da barragem de Pisões, em articulação com o conjunto edificado da villa, teria como principal finalidade abastecer de água os tanques, piscina e termas, de apreciáveis dimensões, existentes nesta propriedade.
Na verdade, o edifício termal constituí um dos mais relevantes exemplares de termas privadas romanas encontrados no nosso território, tendo sido construído em duas fases que possibilitaram a edificação de todas as estruturas inerentes a este tipo de conjunto : o apodyterium, onde os frequentadores se untavam e praticavam exercícios físicos ; o laconicum(sauna) ; o strigilus, onde procediam à raspagem da gordura dos seus corpos ; o alveus do caldarium, onde tomavam banho num tanque de água quente, e, finalmente, as zonas do tepidarium e do frigidarium.
A par da pars urbana, encontravam-se a pars rustica e a pars fructuaria, abrangendo as estruturas habitacionais dos serviçais, armazéns, lagares, celeiros e áreas de transformação dos produtos agrícolas e frutíferos.
No entanto, este sítio arqueológico será, provavelmente, mais conhecido por todo um conjunto de mosaicos, verdadeiramente assinalável no panorama nacional, quer pelo eclectismo e riqueza da sua iconologia, apresentando composições geométricas e naturalistas, como pela qualidade da sua execução, desde os mais antigos, monocromáticos, até aos mais recentes, já policromados.

Sem comentários:

Enviar um comentário