Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

domingo, 5 de dezembro de 2010

Ponte da Ucanha










A Ponte da Ucanha constitui o mais bem conservado exemplo de uma ponte fortificada no nosso país. Construída sobre o rio Varosa, esta ponte evidencia-se sobretudo devido à imponente torre que se situa sobre uma dassuas extremidades. Por isso, o monumento também é conhecido como Torre da Ucanha.
A ponte é arqueada e composta por um arco grande e quatro pequenos, estando actualmente interdito o tráfego de veículos, excepto os de duas rodas. O acesso do lado sul é feito através de um túnel, que passa sob a torre.A necessidade de defesa estava,relacionada com a proximidade do mosteiro cisterciense de Santa Maria de Salzedas, de cujo couto a vila de Ucanha era cabeça.
A sua existência já vem documentada no século XII. D. Afonso Henriques doou,no ano de1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, acrescentando-lhe o território de Ucanha. A ponte deve ter sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava ali perto. Teresa Afonso, fundadora do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, doou ao convento o couto que recebera do rei e foram os monges quem mais beneficiou da velha ponte, convertida em apreciável fonte de rendimento pelos direitos de portagem que seriam cobrados.
Em 1324, D. Dinis pretendeu favorecer as gentes e vila de Castro Rei, concedendo-lhes o privilégio da passagem de Moimenta para Lamego, mas face à pressão dos frades de Salzedas, o rei confirmou tal privilégio a Ucanha.







Sem comentários:

Enviar um comentário