Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ruínas Romanas do Cerro da Vila







Localização
Portugal, Faro, Loulé, Quarteira

Acesso
Cerro da Vila, no complexo turístico de Vilamoura.

Descrição
Ruínas de uma Villa romana constituída pos dois núcleos residenciais, o princiapal junto ao porto, balneário, necrópole, barragem e salgas de peixe. Dos núcleos habitacionais e do balneário restam vários compartimentos, entre os quais o impluvium o atrium e o tablinum; existem frisos de mármore e fragmentos de estuque pintado que decoravam as paredes, bem como restos de pavimentos de mosaico polícromo. 2 tanques rectangulares serviam um estabelecimento de salga de peixe ( PAÇO e FARRAJOTA, 1966 ). Necrópole com restos de mausoléus.

Cronologia
Séc. 1 - construção da villa ininterruptamente ocupada durante os períodos visigótico e árabe; 1999 - incluido no Programa de Valorização e Divulgação Turística - Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve, do Ministério do Comércio e Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura; 2000 - construção centro de acolhimento e interpretação sob projecto do Arq. Fernando Galhano.

Tipologia
Arquitectura civil, romana. Villa romana cujo espólio arqueológico documenta ocupação ininterrupta até ao Séc. 11. O conjunto abrange uma vasta área da qual se destacam dois núcleos residenciais, o principal junto do porto, o balneário, estruturas destinadas à salga do peixe, necrópole tardo-romana e barragem romana que servia a villa através de vasto sistema de canalizações do qual restam alguns troços.

Sem comentários:

Enviar um comentário